Casa da Criança Pe. Livio Donati - Ortigueira - Paraná

Acolher, proteger, educar e promover com amor paterno, crianças, adolescentes e jovens, assegurando direitos fundamentais e valores essenciais para o seu desenvolvimento integral.

Pe. Marcos Cavanis

Seria inútil querer educar com amor paterno os jovens, estabelecer os meios para isto e esperar bons resultados, sem entregar a execução do projeto a pessoas chamadas por Deus a este difícil ministério. Seus operários chamados a cultivar esta vinha, não tiverem este espírito, certamente lhes faltará a luz, a ação, a paciência e a graça para penetrar no coração dos jovens, corrigí-los e formá-los a fim de oferecer-lhes uma verdadeira educação humana e cristã; sendo assim, a nossa obra poderá aparecer bonita, mas sem alma e vida".

Pe. Antônio Cavanis

A educação dos jovens abrange três aspectos: o corpo, a inteligência e o coração, mas este último é o mais importante... Que adianta um jovem ser sadio e ter um corpo bonito, se tem um coração desviado e poluído à mercê dos vícios?... A ciência, desligada da virtude e não enraizada na religião, é vã e perigosa" .

Pe. Marcos Cavanis

“O nosso serviço evangélico da caridade libertadora acaba quando acabarem as opressões e as necessidades dos pobres e pequenos”.

Olhos Fixos em Jesus através das juventudes

Jornada Mundial da Juventude - Rio de Janeiro - 2013.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Circulos de Diálogo



Cerca de 170 alunos da Casa da Criança participaram no dia 13 de setembro de um Círculo de Diálogo sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O encontro aconteceu na própria instituição  e foi promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná e Sesi Paraná e Copel. O objetivo do Círculo de Diálogo foi incentivar os alunos a realizarem ações para o alcance dos ODM e participarem do Movimento Nós Podemos do seu município e na própria instituição.
Os alunos foram incentivamos a debater assuntos como sustentabilidade, ecologia, cidadania, solidariedade, trabalho em rede e voluntariado. “Os temas abordados durante o Círculo de Diálogo irão reafirmar o compromisso social que todo cidadão deve ter.

http://nospodemosparana.blogspot.com.br/2012/09/casa-da-crianca-de-ortigueira-recebe-os.html

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

"Capoeira a roda que transforma vidas"





A criança que pratica Capoeira aprende não apenas a jogar como também a cantar (o que tem sido transmitido oralmente há séculos, cantos africanos especialmente criados para esse tipo de atividade) e a tocar (entre os instrumentos mais tradicionais, destaque para o berimbau, o pandeiro e o caxixi, um chocalho feito de sementes). O jogo de Capoeira também aprimora o controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, ao contrário de incentivar a agressividade e a violência. "No caso do estilo Angola de Capoeira, ele consegue traduzir com ritmo e movimento corporal as idéias da educação humanista" reforça Ana Cristina Marotto, orientadora educacional e pedagógica do Colégio Equipe, em São Paulo. "É ótima ferramenta para a formação moral, física e cognitiva." 
Quem pratica Capoeira recebe informação sobre a cultura popular, a origem do jogo em si, as tradições celebradas em músicas e canções, os instrumentos que animam a atividade e por aí afora. É um conhecimento transmitido a cada roda de conversa, no início da aula, aumentando o repertório dos alunos sobre a formação do povo brasileiro, enfim, a história do próprio País. Não se trata de um tipo de informação feito para decorar, mas sim atiçar o interesse da criança pela nossa identidade cultural.
A aula de Capoeira normalmente começa com uma roda de conversa, onde são discutidas as regras de convívio e de participação de cada um etc. É uma atividade que desenvolve o respeito, a tolerância. Porque as crianças estão sempre interagindo entre si para realizar o mais simples gesto - cada uma delas precisa, por exemplo, ter cuidado com o movimento que pretende fazer para não machucar o outro, assim como conviver com o jeito de ser de cada colega, entendendo que o jogo acontece entre todos, independentemente do talento ou da ausência dele. Todos são iguais - e, em lugar de apontar os melhores (e os piores) jogadores, o que se incentiva é a parceria, ensinar o que já sabe de modo a que o colega possa evoluir também.
Quem pratica Capoeira tem sua percepção sonora estimulada pelo uso de instrumentos musicais, assim como a consciência do próprio corpo é alimentada por movimentos pouco usuais. Trata-se de uma atividade que abre um leque de oportunidades - meninas e meninos podem descobrir, ao jogar Capoeira, o gosto por danças populares, outros, por canto, todos eles indo atrás de cursos específicos. Em suma: um despertar de aptidões, fonte valiosa de conhecimento e amor próprio.


O  Projeto “ Capoeira a roda que transforma vidas”  é patrocinado pela Eletrosul e Governo Federal e atende a 150 alunos.

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